Bem vindo ao Sapatos Bonitos a sua loja on-line!          Aqui você encontra os melhores produtos pelo menor preço !
            
Browse BooksVitrine Forma de Pagamento Devoluções Forma de Entrega Quem Somos Atacado
    



Franca a Capital do Calçado

A indústria de calçado é a mais sólida base da economia de Franca. Considerada produtora de um dos melhores calçados do mundo, a cidade se preparou para a evolução dos tempos, qualificando sua tecnologia e mão-de-obra. Contando com uma unidade de serviço Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Franca possui trabalhadores especializados em cada função da confecção de seus famosos calçados. Nossas empresas estão entre as de maior credibilidade no pais. Grandes marcas, conhrcidas mundialmente, têm sede ou suas filiais em Franca, que por seu potencial produtor é parte obrigatória da rota indústria e comércio de calçados no Brasil. Ao todo são aproximadamente 430 indústrias espalhadas por nosso parque indústrial e pela cidade (fonte: Sindicato da Indústria de Calçados de Franca ). empregando dezenas de milhares de trabalhadores que juntos, fazem parte da estrutura econômica de um município conhecido como " A cidade que calça o Brasil".


A História

A região em que atualmente localiza-se Franca foi desbravada pelos bandeirantes paulistas, no século XVIII. Ao longo dos caminhos desbravados pelos bandeirantes formavam-se os "pousos", que foram formando os primeiros núcleos povoados da região. No início do século XIX a região tem seu fluxo populacional aumentado pelos mineiros vindos das Gerais, criar seu gado e aproveitar-se da boa terra da região.
Com a diminuição das jazidas de ouro das Gerais, os migrantes mineiros procuram outros lugares para viver e migram para a Capitania de São Paulo. Em 1.805 foi criada a Freguesia da Nossa Senhora da Conceição da Franca, Sertão do Rio Pardo, que formou o primeiro núcleo urbano e que crescia em torno da igreja. Criada a Freguesia de Franca, o povoado passa a ter mais autonomia. Seu nome, Franca, foi dado em homenagem ao governador da Capitania de São Paulo, Antônio José da Franca e Horta.
Em 1.821, D. João VI cria a Vila Franca Del Rey, que torna-se, em 1.824, Vila Franca do Imperador, em homenagem a D. Pedro I. A partir daí a cidade passaria a ser administrada aqui mesmo, separando-se definitivamente de Freguesia de Mogi-Mirim. Em 24 de abril de 1.856 Franca é elevada oficialmente à categoria de cidade, porém, este ato apenas oficializa uma situação que já existia desde 1.824.


O Polo Diamantário

A extração, lapidação e comércio de diamantes é um dos mais importantes da cidade e da região. Com tradição e respeito no mercado internacional, Franca é conhecida como um dos centros grandes de comércio dessa pedra preciosa do Brasil.
Para incentivar ainda mais essa próspera atividade, a Prefeitura está instalando um moderno Laboratório de Certificação de gemas compatível com os padrões internacionais, evitando-se assim que pedras preciosas comercializadas na região tenham necessidade de ser encaminhadas para Europa e Estado Unidos para serem certificadas e avaliadas.
Existem laboratórios similares em poucos países. Com a instalação do laboratório de Franca, a cidade passará a ser um dos centros mais procurados para certificação de diamantes, tornando-se internacionalmente cada vez mais conhecida.
Em tempos de crise, as atividades ligadas ao setor de diamantes garantem a Franca empregos e renda, colaborando para a boa qualidade de vida de seus cidadãos. O governo municipal tem grande interesse em incentivar essas atividades porque elas, assim como a produção de calçados e de café, fortalecerão as bases de sustentação da economia local.


Café & Calçados

A abundância de solo arenoso na região de Franca facilita a produção de café de boa qualidade. Isso faz com que a produção desse grão venha a firmar cada vez mais a boa tradição da cidade, que há mais de um século é considerada a produtora do melhor café do mundo. A cotação nacional da saca de café é referência no preço do produto no mercado da cidade. Franca não é só uma grande produtora de calçado e talentos no esporte, mas também de um dos produtos geradores de divisas mais importantes no mercado brasileiro, o café.

 




Home | Quem SomosCarrinho | Fale Conosco  | Franca | Forma de Entrega | Forma de Pagamento
By Irroba Multimidia & Development    
© 2002 www.irroba.com.br